Técnicas de compressão com perdas e sem perdas:
Diz se sem perdas quando a compressão e seguida pela descompressão, preserva integralmente os dados da imagem;
Diz com perdas, quando a compressão, seguida pela descompressão, conduz à perda de alguma informação da imagem ( que pode ser ou não aparente ao sistema visual humano). A imagem descomprimida terá uma qualidade inferior à imagem inicial.
BMP (bitmap)
É um formato muito popular, devido ao programa de pintura do windows, o "Paint". É o formato mais comum e não inclui, até ao momento nenhum algoritmo de compressão.
GIF ( graphics interchange format )´
Formato com compressão sem perdas; ficheiros que ocupam um pequeno espaço no computador, sendo perfeitos para o desenvolvimento de páginas para a internet; não suporta mais de 256 cores (8 bits) e é lido por muitos programas; o sucesso deste formato na web deve-se a particularidades como a transparência, a animação e o entrelaçamento.
Formato muito popular para a compressão de ficheiros; formato com vários niveis de compressão com perdas; é um formato especial para trabalhar em paginas web apesar da perda de qualidade da imagem, pois são ficheiros que ocupam pequenos espaços e, ás vezes, menores que o formato GIF.
Formato criado com o programa adobe acrobat:
Muito usado para converter e comprimir de forma substancial documentos de texto e imagem, quando existe a necessidade de enviar para leitura esta informação para outros computadores por rede ou por suporte, bastando, para isso, que o outro computador possua instalado o Adobe Reader ou outro programa que permita a leitura deste formato.
Formato com compressão sem perdas que substitui o formato GIF para a web, suportando um profundidade de cor ate 48 bits, mas não comporta animação.